Elsa Schiaparelli (1890–1973), é uma das grandes figuras femininas da moda europeia. Estilista italiana radicada em Paris e contemporânea de Chanel que inovou a alta-costura com o seu toque surrealista.
Schiaparelli viveu uma infância financeiramente rica, mas solitária, na Itália. O pai desejava um filho homem e a mãe a rejeitou, pois não a considerava bonita. Cresceu em uma mansão cercada de arte e beleza, em um ambiente que influenciou seu trabalho. Desde cedo mostrou um temperamento forte e desenvolveu um gosto especial pela história antiga, o misticismo, o mundo da arte e, acima de tudo, a liberdade.
A Italianinha, como era conhecida, casou-se e teve uma filha, mas se divorciou e mudou-se para Paris a convite de uma amiga. Ela viu sua beleza não clássica como uma forma de desafiar o mundo da moda, com seu conhecimento do mundo da arte.
Considerada a “mãe do rosa”, Elsa Schiaparelli revolucionou o cenário fashion com criações ousadas e inovadoras sendo responsável pelo sucesso da cor rosa choque, obtida através de magenta com pequenas quantidades de branco, chamada por ela de Shocking. A partir de 1931 passou a utilizá-la amplamente em suas criações. Sua intenção ao utilizar a cor em suas produções não era a de chocar e sim de libertar a mulher, de forma alegre e divertida.
Zsa Zsa Gabor veste Schiaparelli no filme Moulin Rouge
Elsa criou também peças em tricô - tecido ainda pouco explorado nas roupas femininas nos anos 20, mas inserindo bordados nas golas e palas. Um de seus modelos, um tricô com a gola trabalhada, foi visto em uma grande feira de roupas e ganhou o apoio de um grande comprador que encomendou cerca de 40 peças. Como resultado, Schiaparelli teve que produzir um grande número de itens, esse foi um desafio, ela era autodidata na costura e havia entrando nesse nicho a pouco tempo. Os bordados, detalhados e riquíssimos de Elsa foram o destaque de suas produções, pois ela buscava a ousadia e o exagero com suas criações.
O sucesso a alcançou quando, uma de suas criações a transformou em sensação. Tratava-se de um pulôver tricotado à mão, com um laço de marinheiro em trompe-l'oeil no pescoço. "Trompe-l'oeil" é, uma técnica artpistica que usa truques de perspectiva para criar ilusões de ótica. A estilista Elsa Schiaparelli foi a responsável por introduzir o tricô na alta-costura.
É inspirador observar o que mulheres como Schiaparelli fizeram em uma época com poucos recursos, no qual o papel da mulher ainda era muito marginalizado. Sua mente brilhante influencia a moda até hoje.
Voltar ao Blog